TVGolo.com - Ultimos Golos

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Eleições

O que eu vou dizer a seguir pode me levar a ser agredido na rua, a ser cuspido pelos jornalistas do Público e Expresso e fazer com que o Midas me dirige impropérios quando me vir e certamente nos comentários a este post.

Tenho dito às pessoas que vou votar PSD, a reacção invariavelmente é: “mas tu és louco, já viste o mal que ele fez pelo país”. Sinceramente não sei se vou votar PSD (digo-o muito para chocar as pessoas), penso que as minhas mãos se recusarão a fazer a cruz nesse partido. Quer-me parecer que acabarei por votar em branco. Embora acho que votar em branco é quase o mesmo que abstenção. A relevância na análise dos resultados será praticamente nula.

Mas sendo obrigado a votar num partido (pela inutilidade do voto em branco) eis a análise que eu faço:
BE: Sem palavras. Mediatismo demagogo com o qual não me identifico minimamente
PCP: sem palavras. Quem me conhece sabe que seria o último partido em que votaria
PP: Direita católica conservadora?! You know what? Não me parece mesmo nada.
Outros: Mesmo nos partidos mais pequenos nenhum deles apresenta o mínimo de credibilidade ou ideias com as quais me identifique. Nova Democracia, Partido Humanista, PPM, etc…O que é isto.

Resta-me portanto os dois partidos maiores, com os quais em princípio mais concordo em termos de ideias políticas e sociais (não havendo diferenças importantes entre eles).
Então vejamos:
PSD: Liderado por um playboyzinho. Competente? Nem por isso. Mas atacado de forma sem precedente na história portuguesa. É merdoso? Sem sombra de dúvida mas incomoda-me pessoalmente o tipo de ataques. Incomoda-me a comunicação social actualmente decidir quem ganha, quem perde, quem é bom ou não. Profissionais na maioria das vezes incompetentes, lobbisticos e burros julgam como querem e decidem quem é bom ou mau. É assim em tudo da política ao futebol (vide Trappatoni). E isso incomoda-me. As pessoas pensam pouco. Aceitam o que ouvem sem se questionar. Mas o Santana o que fez de mal? Concretamente. Bullet points dos erros dele. Sem subjectividades do tipo: ele é incompetente, inconstante, gosta de gajas casadas…E não estou a dizer que ele não fez muitas coisas mal (calma Midas)
PS: Vai ganhar. De maioria absoluta. E tenho medo, muito medo. Vamos ter Guterres parte II. E pessoalmente acho o ajeitador de cabelinho o pior PM da história portuguesa. Em qualquer posição de liderança (do governo às empresas) pior que fazer coisas mal é a inactividade, o discurso balofo e acaraciador dos meios de comunicação social que se reflecte em nada para o país. Zero. Sem medidas, sem uma ideia, baseado no anti-santanismo mas sem acrescentar nada ao país.

Em conclusão: Panorama político português deplorável. O voto em branco é possivelmente o voto no candidato mais competente. E é talvez o que me resta. Com a certeza porém que ninguém vai sequer analisar esses votos. Mas não me cheira que Santana seja pior que Sócrates mas experimentem dizer num grupo: eu voto Santana ou eu voto Sócrates e vejam a diferença de reacção.

P.S.: Mais um episódio divertido: Bagão Félix anunciou que os clubes de futebol deviam dinheiro ao fisco. Que podiam ser impedidos de inscrever jogadores. Hoje vejo nos jornais: “Bagão Félix não tem razão”, acompanhado de imagens de Pintos da Costa, Dias da Cunha, João Bartolomeus (esses grandes homens da sociedade portuguesa) de papo cheio e com a verdade do seu lado. E Bagão Félix não tem razão porquê? Porque Pina Moura deliberou uma portaria onde as dividas dos clubes antes de 1996 não eram impeditivas de emissão de certificados e inscrição de jogadores. Vil mentiroso este Bagão. E mais uma vez a comunicação social tem razão fora com mentirosos como Bagão Félix e regressem homens que tomam medidas acertadas e coerentes como Pina Moura.

Il Fenomeno

Sem comentários: